Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

30/06/2022

Segundo semestre de boas perspectivas para o setor gráfico

Compartilhe pela rede:

Caros empresários gráficos,

Vivemos um momento de instabilidade econômica, com alta da inflação, falta de insumos e aumento de matérias-primas, entre outros reflexos da pandemia da Covid-19. Isso tem dificultado o planejamento das gráficas, mas o segundo semestre de 2022 chega com novas perspectivas, por conta das eleições para presidente da república, governadores, senadores e deputados, em 12/10, além do 5º Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, que será realizado em Florianópolis (SC), em 12/11.

Neste ano, tivemos um Dia da Indústria Gráfica, em 24/06, diferente! Ele foi marcado por uma semana de conteúdos especiais, para resgatar a nossa história e valorizar as empresas, que puderam mostrar o seu orgulho em fazer parte do setor, com a #SouIndústriaGráfica.  Esse movimento seguirá nas redes sociais do @conexaograficars, com um espaço aberto para quem quiser mostrar um pouco do dia a dia da sua empresa nos stories do Facebook e do Instagram. Siga participando conosco!

Fechamos junho também com uma nova edição do informativo Conexão Gráfica RS, que traz relatos sobre a caravana rumo à ExpoPrint  & ConverExpo 2022, em São Paulo, e outras novidades do evento; alguns resultados do convênio com o Centro de Formação Profissional (CFP) Senai de Artes Gráficas Henrique D´Ávila Bertaso; a conclusão da convenção coletiva 2022 e muito mais. 

Além disso, mobilizamos várias frentes para garantir a defesa dos interesses do setor. Entre elas, participei de reuniões do Comitê Gestor do Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da qual faço parte do Conselho Curador, em 7/06.

Estive também em Brasília (DF) representando as entidades, em conjunto com o diretor Administrativo, José Mazzarollo, e o superintendente das mesmas, Luiz Carlos Gautério Pinheiro. 

Participamos, em 29/06, do "Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência de República", promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Na oportunidade, Simone Tebet (MDB) falou sobre a erradicação da miséria, desigualdade social e um programa de transferência de renda que dê novas oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade. Ciro Gomes (PDT) abordou virtualmente a taxa básica de juros, retomada de obras e necessidade de aumentar o consumo das famílias. Já Jair Bolsonaro (PL) citou temas como titulação de terras e membros do MST (Movimento dos Sem Terra) e ideologia de gênero, além de criticar políticas sanitárias de combate à Covid-19. 

Lula (PT) também foi convidado, mas não compareceu. A CNI enviou a todos os pré-candidatos uma série de propostas sobre relações de trabalho, políticas de emprego e previdência, além de defender o investimento na economia 4.0 e de baixo carbono. 

No dia seguinte, houve o Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2022, com painéis sobre inovação em indústria 4.0, economia de baixo carbono, reformulação das cadeias globais de valor e integração internacional, a volta da política industrial, educação: juventude e empregabilidade, e capitalismo de stakeholder e ESG (meio ambiente, social e governança corporativa). 

Sobre a necessidade de reformas imediatas para a retomada da economia, João Carlos Brega, presidente da Whirlpool Latin America e vice-presidente executivo da Whirlpool Corporation, defende a realização de "uma simplificação tributária, com segurança jurídica, sem muitas regras e que seja amigável ao investidor". Também a Mariana Willisch, vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação da General Motors América do Sul, cita a "necessidade de microrreformas, focando em questões estratégicas e prioritárias para que não se leve mais 30 anos até uma nova reforma tributária."

Os eventos deram início ao processo de construção do novo Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033. Nossas entidades querem também contribuir com a recuperação do setor, por meio de ações de qualificação e valorização da indústria gráfica em prol do crescimento das empresas associadas. Sigamos unidos, buscando soluções e cada vez mais inovação, para termos um futuro promissor para todos. Afinal, juntos somos mais fortes!

Um abraço,

Roque Noschang

Presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS