Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

01/08/2022

Estudante do Senai de Artes Gráficas conquista medalha em campeonato mundial

Compartilhe pela rede:

Foto: Divulgação/Senai-RS Foto: Divulgação/Senai-RS

Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), a estudante Manoela Cunha Campos, de 22 anos, conquistou medalha de prata no Adobe Certified Professional World Championship. De nível mundial, a competição ocorreu de 24 a 27/07 em Anaheim, na Califórnia (EUA). 

Com realização pela Certiport, a competição testa as habilidades nos programas Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign. Durante o campeonato, os melhores do mundo tiveram 8 horas para criar um projeto de design sem fins lucrativos. Concorreram 22 competidores, de 10 países.

Manoela explica que a prova consistia em fazer um pôster e um post para divulgar a organização internacional sem fins lucrativos The Ocean Agency. “O projeto mostra ao público que salvar os corais dos oceanos ajudará o meio ambiente da situação que se encontra hoje, auxiliando ainda nos impactos do aquecimento global”, conta.

Mais do que felicidade, a vitória representou a sensação de dever cumprido para a estudante: ”Foi uma experiência incrível. Ganhar a medalha de prata representa todo o trabalho que nós realizamos para chegar até lá.”

A designer e instrutora de educação profissional Karine Collioni, que atua no Centro de Formação Profissional (CFP) Senai de Artes Gráficas Henrique D'Avila Bertaso, de Porto Alegre, foi quem acompanhou e treinou Manoela. A medalha de prata mundial consolidou o trabalho dela, que é ex-jovem aprendiz do Senai-RS e ex-competidora.   

O processo de preparação começou em 2019, com foco na Seletiva Nacional WorldSkills Shanghai 2022. “Nesta etapa, ela ganhou medalha de prata nacional. Ao retornar, fez as provas de certificação nos softwares Adobe e a inscrição na Seletiva Adobe Brasil, onde ficou entre os dois primeiros representantes brasileiros. Após a competição nacional, focamos no treinamento com base nos resultados visuais de anos anteriores e na intensificação de capacidades socioemossionais”, explica Karine.

Para a instrutora, essa vitória é importante em dois grandes aspectos. “Manoela é exemplo para que os jovens acreditem no seu potencial, apesar de todas as dificuldades. Além disso, cabe destacar que essa conquista proporciona maior visibilidade para a indústria gráfica gaúcha e brasileira, mostrando que também podemos ser referência em áreas complexas como o design gráfico”, evidencia. 

Nas formações, o CFP Senai de Artes Gráficas treina conhecimento técnico e capacidades socioemocionais. Segundo Karine, esse processo pode mudar vidas e abrir caminhos para um jovem em formação. “Como treinadora, oriento os estudantes em direção à realização pessoal e profissional por meio do ensino de qualidade”, explica. Já para a Manoela, a conquista representa ainda a certeza de que está na área certa. “Eu acabei de me formar na faculdade de Design Gráfico, então, eu pretendo continuar cada vez mais me aprimorando no ramo que eu tanto amo”, afirma a estudante.