Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

29/04/2022

Inovações, representatividade e segurança jurídica para os empresários gráficos

Compartilhe pela rede:

Caros empresários gráficos,

Passamos por tempos difíceis, em que precisamos nos adequar aos novos desafios do mercado, em meio à pandemia da Covid-19, diante da alta dos juros e de preços de insumos e outros produtos, investimentos constantes em tecnologia, maquinários, qualificação das equipes e tantos outros pontos que fazem parte da gestão gráfica.

A necessidade de reinvenção é contínua, em meio ao avanço da comunicação digital e o crescimento do modelo híbrido de trabalho, que tanto impacta na nossa rotina, com mais compromissos online, além da retomada das atividades presenciais.

Tivemos mais uma bela caravana rumo à ExpoPrint & ConverExpo 2022, na qual 30 participantes, de 26 gráficas de diversas partes do Estado, estiveram comigo em São Paulo nos dias 7 e 8/04. Foram momentos de muita integração, troca de experiências, novos conhecimentos e networking. Alguns colegas fecharam negócios e outros, com certeza, voltaram cheios de ideias para inovar e buscar novas oportunidades.  

Pudemos ver de perto que a indústria gráfica está em constante evolução, oferecendo muitas novidades para tornar os impressos mais interativos, como o uso de realidade aumentada, inteligência artificial e 3D. A convergência de meios físicos e digitais é uma realidade, traçando novos caminhos e soluções para o setor. 

Também quero destacar a importância do Sindigraf-RS no sucesso das negociações coletivas de trabalho. Depois de meses de muito diálogo com os representantes da classe trabalhadora, na qual estive à frente das tratativas, com consultoria jurídica do advogado Benôni Rossi, fechamos a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022, que estará em vigor até 31/03/2023.

Graças à existência das entidades gráficas, nossos interesses estão bem representados, a partir da análise de cenários, da realidade das empresas e dos funcionários, buscando sempre as melhores condições possíveis para a categoria. Conquistamos, assim, segurança jurídica para realizar contratos de trabalho e demais acordos necessários. 

As diretorias e equipe do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS seguem com seu trabalho em prol do setor, preparando novas programações e parcerias. Ainda estive presente na 58ª Assembleia da Abigraf Nacional, ocorrida em 8/04, em São Paulo, em que discutimos temas como antidumpings, perspectivas econômicas, papéis de imprimir e escrever e redução das alíquotas do imposto de importação de máquinas e equipamentos. 

Também marquei presença na reunião online da regional sul da Abigraf Nacional em 12/04, para tratar da volta de atividades presenciais, como os prêmios regionais e o Seminário Sulbrasileiro da Indústria Gráfica. Além disso, fiz parte de novos encontros do Conselho das Pequenas e Médias Indústrias (Copemi) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em 19/04, e do Comitê Gestor do Copemi, no último dia 8.

Esforços não faltam para que unidos possamos crescer e encontrar novos rumos para o setor gráfico se desenvolver cada vez mais. Conto com cada um para tornarmos as entidades cada vez mais atuantes, pois juntos somos mais fortes! 

Um abraço,

Roque Noschang

Presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS