Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

30/03/2022

Em defesa dos interesses dos empresários gráficos

Compartilhe pela rede:

Caros colegas empresários gráficos

As negociações coletivas de trabalho estão em andamento, com tratativas com a classe trabalhadora, para definirmos a próxima convenção, cuja data-base é 1º/04. Nossa Comissão de Convenção Coletiva de Trabalho é presidida por mim e conta com outros empresários do setor, tendo a consultoria jurídica do advogado Benôni Rossi. 

A atuação do Sindigraf-RS em momentos como esse garante a defesa dos interesses e a representatividade das gráficas, sediadas nos 475 municípios da sua base territorial, nos acordos firmados entre empresas e empregados.  

Precisamos levar em conta os desafios enfrentados na pandemia da Covid-19, em meio à  alta de insumos, mudanças de protocolos contra doença e nas legislações, além de questões econômicas e outras particularidades do ramo gráfico. Também avaliamos as cláusulas do acordo vigente e verificamos novas demandas.

A união faz a diferença. Precisamos garantir a manutenção do nosso sindicato com a participação ativa dos empresários e a adesão de mais gráficas na contribuição especial de custeio negocial/sindical. Somente assim, poderemos seguir trabalhando em prol do setor, oferecendo capacitações, prêmios e caravanas, entre outros produtos e serviços.

Por meio da atuação conjunta com entidades importantes, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Abigraf Nacional, garantimos o fortalecimento de ações voltadas ao ramo gráfico.

Para isso, tenho mantido uma agenda repleta de atividades, com reuniões do Comitê de Pequena e Média Indústria (Copemi), da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Comitê de Sustentabilidade da Two Sides e da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), entre outras. 

Iniciativas junto ao governo, campanhas de valorização do produto gráfico e a presença em eventos, como a ExpoPrint e Conver Latin America 2022, na qual o Sindigraf-RS e a Abigraf-RS terão uma comitiva com 30 pessoas, de 26 empresas gaúchas, também são compromissos constantes. 

Estas e outras frentes buscam o crescimento da  indústria gráfica, na qual temos contribuído ainda com a maior circulação de informações sobre o mercado, novas tecnologias e oportunidades para nossas associadas e parceiras dentro do projeto Conexão Gráfica RS. 

Tudo isso, para que as gráficas e demais integrantes da cadeia de impressos encontrem nas entidades o apoio necessário para o seu desenvolvimento. Conto com cada um nessa caminhada, pois juntos somos mais fortes! 

Um abraço,

Roque Noschang

Presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS