Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

30/09/2021

Palavra do Presidente - A importância da inovação nos processos de gestão

Compartilhe pela rede:

Prezados colegas empresários gráficos.

A indústria gráfica tem um lugar singular e de destaque. Se no passado, a sua presença permitiu identificar a convergência de interesses e objetivos, tanto em termos das práticas gráficas, como no auxílio para a produção de conhecimento e de riqueza. Hoje o mundo do trabalho e as informações produzidas na contemporaneidade mostram que o lugar do Sindigraf-RS corrobora com a necessidade de compartilhar as experiências acumuladas no sentido da difusão da produção nesse campo.

A estratégia de pensar estes novos tempos, pandêmicos, de distanciamento social, de transformação do paradigma do trabalho presencial, nos levam a pensar que somente através da realização de parcerias e do fortalecimento das relações institucionais no âmbito da nossa área de atuação para dar conta dos diversos contextos.

A crise sanitária, e outras que se aprofundaram nesse cenário, pode ser vista a partir de uma outra perspectiva: como a possibilidade de inovação e criação, principalmente quando percebemos que a indústria gráfica e o seu lugar na economia dos Estados têm muito a contribuir. Estamos presentes em diferentes espaços de atuação na economia: na comercialização, no transporte, na exposição ou na promoção, entre outros. Precisamos avançar no diálogo com a sociedade para apontar a materialidade e a inovação que possibilitamos, mas também entre nós.

Somos uma área de atuação diversificada e singular. Somos e temos pensamentos diferentes, mas isto não desmancha nossa identidade, unidade e convergência nas necessidades do segmento: inovar nos processos de gestão. Acredito que tempos de turbulência evidenciam a necessidade de compartilhar.

E nesse compartilhar, não se trata de buscar apenas algumas respostas para situações isoladas, mas estimular perguntas que atuem como pistas e insinuem outras ações e práticas. Se no passado as ações do Sindigraf-RS e Abigraf-RS se davam no sentido de consolidar um lugar no processo produtivo, hoje, cada vez mais, aquela missão se consolida de modo coerente na política de estimular a integração entre as empresas gráficas.

Unidos e participativos proporcionamos o desenvolvimento da indústria gráfica gaúcha.

Recebam um forte e cordial abraço.

Roque Noschang
Presidente gestão
2020/2022