Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

27/06/2018

Empresários gráficos aprendem a gerenciar custos

Compartilhe pela rede:

Com o auditório do Sindigraf-RS cheio, em Porto Alegre, o gerente de operações da Zênite Sistemas, Helderson Andrade, deu dicas sobre mapeamento de gastos, mudanças no mercado gráfico, gestão empresarial, formação de preço e vendas. “Trabalhamos com gestão de custos para aumentar os lucros”, afirmou o executivo. O workshop ocorreu na noite desta terça-feira (27/06), contando com mais de 50 participantes, de 27 empresas gaúchas.

Baseado na apostila Custos na indústria gráfica (LINK), produzida pela empresa em parceria com o Sindigraf-RS e a Abigraf-RS, Andrade falou sobre a importância de manter atualizado o mapeamento de custos. “Sugerimos lançar os valores a cada 6 meses para que não sejam praticados preços defasados”, alerta. A base de cálculo, segundo ele, deve levar em consideração o tempo de execução x o valor por hora trabalhada. “Para não ter prejuízo, o recomendado é que a margem nunca fique abaixo de 5%”, frisa.

Algumas mudanças relevantes no mercado do setor, conforme o profissional, são o crescimento da impressão digital, do e-commerce e das gráficas B2B. Para auxiliar nesses desafios, o gerente sugeriu cinco pontos que auxiliam a gestão, como verificar o relacionamento com clientes, analisar o retorno dos orçamentos, fazer o funil de vendas, além de estar atento a questões financeiras e problemas em ordens de serviços. “Fazer o cruzamento de dados desse tipo ajudam a verificar os resultados e descobrir novas oportunidades.”

Para Martim Hahn, proprietário da Gráfica Cometa, de Lajeado, o workshop foi importante para relembrar alguns conceitos. “Mesmo com a vivência do setor, sempre se aprende algo novo”, afirma.  O empresário Gilberto Bammann, da gráfica e editora Sólidos, da capital gaúcha, elogiou a dinâmica do ministrante. “Ele foi formidável, preencheu todas as expectativas, sendo muito prático. Consegui confirmar que estamos no caminho certo”, comemora.