Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

15/07/2024

Projeto Recomerçar - RS e programa Recupera Indústria RS ajudam empresas atingidas nas enchentes do RS

Compartilhe pela rede:

Em apoio às empresas atingidas na maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, ocorrida em maio, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e parceiros realizam o Projeto Recomeçar - RS e o programa Recupera Indústria RS. Inscrições abertas!

O Recomeçar - RS foi viabilizado por um convênio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fiergs, e Sindicatos Industriais gaúchos. 

Este projeto é 100% gratuito, para micro e pequenas indústrias gaúchas – sem necessidade de contrapartida.  O objetivo é de apoiar quem foi atingido nas enchentes para a construção de um plano de ação de curtíssimo prazo, que viabilize a retomada das atividades o mais rápido possível. 

O atendimento será especializado, com foco nas áreas de: Infraestrutura, Logística, Gestão, Mercado e Financiamento. São mentores que oferecem experiência prática de atuação, qualificação técnica e acadêmica em universidades renomadas do país. 

Podem participar empresas com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) Industrial de qualquer segmento, de micro e pequeno portes, com sede em Porto Alegre, Regiões Metropolitana e Sul, Vales dos Sinos e do Taquari, além da Serra Gaúcha.

São somente 120 vagas. Inscreva-se logo em https://bit.ly/InscriçãoProjetoRECOMEÇARRS.  

Como funciona o Recupera Indústria RS

O Programa de Restabelecimento da Capacidade Produtiva teve convênio assinado, em 11/07, pela Fiergs, o Serviço nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Sul (Senai-RS) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com recursos de R$ 9,4 milhões. 

A iniciativa integra o Recupera Indústria RS, que faz parte do movimento criado pelo Sistema Fiergs, junto com os Sindicatos Industriais associados, em prol das indústrias atingidas nas enchentes, e que tem execução do Senai-RS.

Esta é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), com aporte de até R$ 85 mil para indústrias afetadas pelas enchentes.

Interessados em receber o atendimento deverão se cadastrar ne, www.recuperaindustriars.org.br. Nesta plataforma, farão um autodiagnóstico para avaliação dos danos.

A recuperação de máquinas poderá ocorrer in loco ou em seis unidades do Senai no RS: Canoas, Igrejinha, Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre.

Este programa tem apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e parceria com empresas. Não perca tempo, participe!