Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

31/05/2024

União, solidariedade e reconstrução do RS e da indústria gráfica gaúcha

Compartilhe pela rede:

O Rio Grande do Sul nunca mais será o mesmo, após a maior catástrofe climática de sua história. São 473 dos 497 municípios gaúchos atingidos pelas chuvas e enchentes de abril e maio, que afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas, em diversas regiões do Estado. 

A indústria gráfica gaúcha também foi muito impactada pela grande destruição de empresas, casas, estradas e serviços públicos, além de vários outros problemas. São mais de 50 gráficas e fornecedores com dificuldades de funcionamento, segundo levantamento do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS. 

Mesmo não sendo diretamente atingido pelas águas, recebi com pesar a notícia de tantos alagamentos. Não tenho medido esforços para ajudar os colegas, que foram obrigados a parar suas atividades por causa das enchentes em Porto Alegre, Regiões Metropolitana, Central, Oeste, Norte, Noroeste, Serra, Vales dos Sinos, Taquari, Caí e Rio Pardo. 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) segue encoberta pelas águas das chuvas, devendo retornar em até 60 dias… Por meio de uma força-tarefa, viemos articulando ações com o poder público e instituições financeiras, para o fomento e apoio às empresas do setor gráfico. 

Também reativamos a campanha Conexão Gráfica Solidária – Juntos pelo Rio Grande, para arrecadar doações em prol da reconstrução da indústria gráfica gaúcha. Qualquer valor é bem-vindo, ainda dá tempo de colaborar com quem precisa!

Por conta desta situação de calamidade pública/estado de emergência que vivemos, a diretoria da Abigraf-RS decidiu cancelar a realização do 17º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica em 2024. Seguiremos apoiando as empresas, para que logo retomem suas atividades e possam voltar a produzir em breve impressos em larga escala.  

Há muitos conteúdos sendo produzidos e compartilhados nas nossas redes digitais, com estudos, pesquisas, medidas governamentais, orientações técnicas, campanhas e parcerias, entre outros, que contribuem para a retomada das empresas.   

Após um longo período de diálogo com a classe trabalhadora, foi fechada a negociação coletiva de trabalho 2024, com consultoria jurídica do advogado Benôni Rossi. Garantimos a defesa de interesses da categoria, além da segurança jurídica das empresas associadas ao Sindigraf-RS, neste momento tão complicado para o nosso Estado.

Junto com mais de 20 empresários gaúchos, partirei para a Alemanha neste final de semana, na Missão RS rumo à Drupa 2024, promovida pelo Sindigraf-RS e pela Abigraf-RS, em parceria com a Fiergs e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RS (Sebrae-RS). 

Foram 20 vagas para empresas associadas às entidades gráficas, sendo 30% do pacote especial, com passagens aéreas, hospedagem e outros benefícios, subsidiado pelo Sindigraf-RS. Também o Sebrae-RS ofertou 30% de desconto para 20 micro e pequenas empresas via processo seletivo. 

Tivemos algumas baixas, mudanças de rota e de participantes por conta das enchentes no Estado, mas partimos para a maior feira de impressão do mundo com o intuito de encontrar novos caminhos para a indústria gráfica gaúcha, além de buscar apoio internacional para a reconstrução de nossas empresas.

Participei de várias reuniões online em maio, como a que abriu a força-tarefa da Fiergs em 3/05, além da realizada pelo Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) em 17/05. Também houve encontros com a International Finance Corporation (membro do Grupo do Banco Mundial) e com o  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 27/05. Ainda estive presente na reunião do Copemi com o Badesul, em 28/05. 

Obrigado a todos que estão ajudando neste momento tão complicado de nosso Estado, assim como aos nossos patrocinadores, que mais uma vez abraçaram o desafio de juntos reconstruirmos o nosso setor no RS. 

Há um longo caminho ainda para que o Estado volte a funcionar plenamente. Que possamos fazer a nossa parte, celebrando com consciência o Dia do Meio Ambiente, em 5/06, para evitar novos desastres climáticos.

Esperamos que o Dia da Indústria Gráfica, em 24/06, seja marcado por dias melhores para o nosso setor no RS. Conto com cada um, para que unidos possamos vencer este momento de recomeço pós-enchentes. Afinal, juntos, somos mais fortes e podemos mais.

Grande abraço, Roque Noschang

Presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS