Notícias Sindigraf RS
15/05/2024
Senai-SP orienta as mais de 50 gráficas atingidas nas enchentes do RS para recuperar equipamentos
Compartilhe pela rede:
A situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, devido às enchentes que atinge 452 municípios, desde 3/05, causa problemas em mais de 50 gráficas, em diversas regiões do Estado – conforme levantamento do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS.
Para apoiar a indústria gráfica gaúcha neste momento difícil, a Escola Senai José Ephim Mindlin, de São Paulo, disponibiliza algumas orientações para ações em máquinas e equipamentos submersos.
Inicialmente, é importante verificar se máquinas ou equipamentos estavam energizados no momento da submersão, pois isto pode acarretar em curto-circuito.
Toda a sujeira proveniente de enchentes, especialmente as mais pesadas, podem ser retiradas com auxílio de água doce. Tenha cuidado especial com partes mais frágeis. Antes da etapa da limpeza, deve-se retirar placas eletrônicas, módulos eletrônicos e IHM’s, entre outros.
Alguns sensores podem ter sua capacidade de detecção afetada, sendo necessário limpá-los. Depois, atente-se a todos os pontos de lubrificação de óleo e graxa. Tomando-se os devidos cuidados, especialmente de não energizar os equipamentos com umidade, há grande chance de recuperação!
Confira, em anexo, o documento completo “Orientações para ações em máquinas e equipamentos submersos por enchente – Indústria Gráfica”, do Senai-SP.
Há ainda, em anexo. o Guia Prática para recuperação de Alimentos, com conteúdos compilados da Organização das Nações Unidas e Inteligência Artificial.
Downloads


Outras Notícias
-
08/04/2025
Inscrições abertas para palestra sobre os efeitos da reforma tributária para empresas dos lucros presumido e real em 13/05
-
08/04/2025
Curso de produção gráfica tem 50% e desconto para associadas adimplentes à Abigraf-RS e ao Sindigraf-RS
-
04/04/2025
Adesão ao Refaz Reconstrução vai até 30/04, para regularização de créditos tributários de ICMS
-
31/03/2025
Palavra do presidente: Muitos aprendizados, desafios e oportunidades para a indústria gráfica gaúcha