Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

29/11/2023

Caravana do RS é a maior do Congraf 2023

Compartilhe pela rede:

A 18ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf) reuniu mais de 300 gráficos, empreendedores, fornecedores, lideranças e convidados, entre outros, no Espaço CIEE, em São Paulo. O Rio Grande do Sul foi em peso no evento, promovido pela Abigraf Nacional, Abigraf-SP e Abitec.

A caravana gaúcha contou com mais de 40 participantes, sendo que 20 empresas aproveitaram o pacote especial do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS para o Congraf 2023, com passagens aéreas e hospedagem, entre outras vantagens. “Nossa caravana foi a maior do Congresso. Já tínhamos o registro da realização do evento em 2019 com o maior número de participantes da história”, avalia o presidente das entidades gráficas gaúchas, Roque Noschang.

A iniciativa teve como tema central “O amanhã, é hoje” e ocorreu em 23 e 24/11, com especialistas em gestão, tecnologia, marcas e muito mais. Houve também o Salão de Negócios e espaços de networking, que garantiram novas conexões aos participantes.

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, surpreendeu mais uma vez pela criatividade de surgir no palco vestido como um super-herói. “Ninguém ficará para trás, porque juntos somos mais fortes e o amanhã, é hoje”, ressaltou.

Palestras inpiradoras

No primeiro dia, Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investi[1]mentos – XP, trouxe o “Panorama e visões da Economia Brasileira”, citando que disciplina será a palavra de 2024.

Em seguida, Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day, mostrou o “Passo a passo: Inovação e transformação digital na sua empresa”. Também citou que “inovação é criar valor.”

Ainda na quinta-feira, ocorreu a palestra “Construção e valorização da marca como diferencial competitivo”, com Marcos Machado, sócio-diretor da Top Brands. O ponto alto da programação foi a apresentação de Max Gehringer, top Voice Influencer do LinkedIn Brasil, consultor e escritor, sobre “Gerenciamento de mudanças para superação e excelência”.

Com muita simpatia e bom humor, Gehringer mostrou que é preciso estar atento aos cenários e às inovações tecnológicas, fazendo o possível para aproveitar o melhor dos talentos da empresa: “Ser um agente de mudança significa entender que ela não começa pelos outros, mas por nós mesmos.”

Na sexta-feira, houve sessão internacional, com tradução simultânea da Print Promotion Industry Summits Drupa World Tour. Andreas Pleßke, chairman do Comitê da DRUPA falou sobre a “DRUPA 2024: O Futuro da Impressão é Agora”. Em seguida, Sabine Geldermann, diretora da DRUPA para a área de Tecnologias de Impressão, Messe Düsseldorf, abordou “DRUPA 2024: O destaque da indústria global de im[1]pressão e embalagem”.

Também Thomas Schiemann, membro do Conselho de Administração da VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais) e diretor da Associação “Print & Paper” (DuP), falou sobre “Impulsiona[1]dores de Inovação e Sustentabilidade – Insights das Indústrias da VDMA”. Além disso, houve apresentações das empresas membros do Print Promotion.

Painéis com especialistas

No mesmo dia, aconteceram os painéis “Por que a sustentabilidade é importante”, moderado por Fabio Arruda Mortara, CEO da Two Sides Brasil e Two Sides América Latina; “A próxima fronteira digital”, mediado pelo consultor Hamilton Terni Costa, e “Tecnologias e Soluções Setoriais de Vanguarda”, moderado por Elcio de Sousa, diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI-SP.

Na sequência, ocorreram ainda os painéis “Inteligência artificial: aplicações práticas na indústria gráfi ca”, com Kenneth Corrêa, diretor de Estratégia na 80 20 Marketing, e Rodrigo Abreu, CEO, presidente e master franqueado da Alpha Grahics Brasil, e “Perspectivas de mercado para o setor gráfico”, mediado pelo presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna.

“O Congraf 2023 foi uma oportunidade valiosa para se atualizar, proporcionando insights relevantes, conexões profissionais e um ambiente propício para o desenvolvi[1]mento de novas ideias. Participar do evento contribuiu para expandir o conhecimento”, afirma Jaquison Gomes Narcizo, representante da Gráfica Hesch, de Canoas.

Cezar Luis Vieira, gerente comercial na Gráfica e Editora Ibirubá, considera que a abordagem sobre o futuro da indústria gráfica foi esclarecedora. “Os insights sobre as inovações tecnológicas, tendências de design e estratégias de sustentabilidade apresentadas pelos palestrantes foram inspiradores."

Para Raquel Sandri, assessora da direção na Gráfica Cometa, de Lajeado, participar do evento com a caravana do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS foi uma experiência muito positiva. “Permitiu criar novas conexões, gerando conhecimento e aprendizado, além de boas risadas.”

Confira a galeria de fotos do evento por aqui.

Galeria de imagens