Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

26/04/2023

Negociação coletiva de trabalho 2023 garante acordo entre empresários e trabalhadores

Compartilhe pela rede:

A negociação coletiva de trabalho 2023 foi encerrada, após acordo entre o Sindigraf-RS e representantes da classe trabalhadora. Reuniões realizadas entre as partes, nos últimos meses, garantiram amplo diálogo e a defesa dos interesses dos empresários gráficos gaúchos.   

As tratativas com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Rio Grande do Sul e com os Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre, São Leopoldo, Ijuí, Cachoeirinha, Erechim, Caxias do Sul e Santa Maria foram comandadas pelo presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, Roque Noschang, com consultoria jurídica do advogado Benôni Rossi. 

Por meio desse trabalho, o Sindigraf-RS garante a segurança jurídica de seus associados. “A Convenção Coletiva de  Trabalho (CCT) tem uma importância fundamental para as empresas, sendo uma ferramenta essencial para a modernização das relações do trabalho e para o aumento da competitividade”, afirma Noschang. 

Com vigência de 1º/04 de 2023 a 31/03 de 2024, a nova CCT está sendo registrada no sistema mediador do Ministério do Trabalho e será disponibilizada às empresas associadas adimplentes. Confira como ficou o reajuste dos pisos normativos na circular 001/2023 abaixo.

Envio de informações

Para atualização cadastral, comprovação do número de empregados e cálculo da contribuição especial de custeio negocial social, as empresas deverão enviar por meio do e-mail sindigraf-rs@sindigrafrs.com.br cópia da folha da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

Este documento informa a quantidade de funcionários na folha de pagamento de abril de 2023, sem repassar informações pessoas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas (LGPD).