Notícias Sindigraf RS
11/03/2023
Empresários em Conexão abre as programações das entidades com painel especial
Compartilhe pela rede:
A Semana da Mulher do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, que ocorreu de 6 a 10/03, com conteúdos especiais nas redes sociais do @conexaograficars, contou também com um evento especial nesta quinta-feira, 9/03, na sede das entidades, em Porto Alegre. O Empresários em Conexão marcou a abertura das programações de 2013, reunindo mais de 30 empresários, lideranças e outros integrantes da indústria gráfica gaúcha.
A atividade foi aberta com um café especial, que proporcionou a confraternização dos presentes na retomada dos encontros presenciais do setor, depois das restrições da pandemia da Covid-19. Na oportunidade, o vice-presidente, José Mazzarollo, falou sobre o desafio da diretoria e do conselho fiscal na gestão 2023-2025 de fortalecer o setor. “É muito importante a participação de todos, para que tenhamos uma indústria gráfica unida e viva.”
Em seguida, a jornalista Cláudia Boff, que é responsável pela agência MultiComunicação – que produz os conteúdos e cuida da comunicação das entidades –, mediou o painel “Mulheres na indústria gráfica: desafios e conquistas”. A iniciativa inédita teve como convidadas as diretoras Eleonora Duarte, da Centhury; Andrea Paradeda, da River Print, também de Porto Alegre, e Fernanda Saenger, da Caeté Embalagens, de Campo Bom.
Histórias de sucesso
Eleonora conta que conheceu a área gráfica por acaso, já que sua formação é veterinária. “Iniciei em 1990, fazendo fotolitos para gráficas e, em 2000, comprei minhas primeiras máquinas. Nestes mais de 20 anos, como única proprietária da Centhury, circulei sempre por todos os setores e, entre muitos erros e acertos, aprendi que aquilo que não domino, devo procurar quem saiba e faça bem feito. Trabalhar nesse ramo é um desafio constante e, às vezes, os imprevistos nos atrapalham um pouco. Mas, no fim, com foco e determinação, tudo dá certo. Fomos indo e acho que hoje conseguimos ter um nome no mercado. Eu faço o que gosto, estou realizada”.
Já Andreia relata que praticamente “nasceu” dentro de uma gráfica. Neta e filha de gráficos, ela tem lembranças de brincar aos sábados entre as máquinas. Chegou a trabalhar com offset durante um estágio, passando por todos os setores. Depois, atuou nas lojas Renner até que decidiu abrir o seu negócio, com o irmão, voltada a etiquetas adesivas, em 1997. Participou de uma feira e então decidiu entrar no digital. “Fomos uma das gráficas pioneiras neste tipo de impressão. Há alguns anos, resolvemos atuar também na flexografia. Sou bem feliz na indústria gráfica, gosto de ver os produtos com rótulos produzidos por nós, adoro o que eu faço.”
Também Fernanda seguiu os passos do avô, fundador da Caeté. “Um fato curioso é que, depois da gestão dele, a sucessão não passou para a próxima geração. Eu fui formada para assumir, começando na empresa com 16 anos. Cursei administração, não concluí, e fiz pós-graduação em Economia e Gestão Empresarial. Foram muitas vivências, crescimentos, provas. O amadurecimento traz uma experiência muito boa.” Ao longo dos anos, ela passou por diversos segmentos da empresa. “Em uma empresa familiar, coube a mim fazer a transição para uma gestão profissionalizada, o que gerou conflitos para a retirada de familiares, e passamos a contratar executivos. Não foi fácil, mas os resultados foram excelentes.”
Depois de relatarem um pouco da sua trajetória, as convidadas responderam perguntas dos presentes, que envolveram temas como empoderamento feminino, gestão gráfica e dificuldades na pandemia. Todas as mulheres foram agraciadas ainda com um mimo pela passagem do Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8/03.
Para a sócia-adminitradora da Gráfica Traço, de Venâncio Aires, o evento proporcionou um momento para trocas de experiências. “Foi muito bom, um bate-papo descontraída. Foi possível ver formas de como podemos melhorar, reavaliando processos, para aplicar na empresa.”
Também Airton Thomaz, diretor da Gráfica THX, de Novo Hamburgo, aprovou o novo formato. “Foi muito legal, estava com saudade dos eventos, que são super importantes para conhecer novos parceiros”. Já Matheus Martins, diretor administrativo da Pgraf, de Campo Bom, destacou a oportunidade de networking. “Foi ótimo conhecer a história dessas importantes empreendedoras. É sempre bom poder estreitar o relacionamento com os colegas”.
Acesse por aqui a galeria completa de fotos no Facebook.
Outras Notícias
-
22/11/2024
Lançado o Plano de Patrocínio 2025 da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS
-
14/11/2024
Cartilha da Fiergs aborda o Mercado Livre de Energia
-
31/10/2024
Palavra do Presidente: Defesa de interesses, eventos, qualificações, concurso, parcerias e novas oportunidades
-
25/10/2024
Senai de Artes Gráficas retoma aulas com apoio da Gráfica Dom Bosco