Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

20/06/2022

Indústria gráfica está em festa

Compartilhe pela rede:

Celebrado em 24/06, o Dia da Indústria Gráfica foi escolhido por ser o aniversário do criador da impressão tipográfica, o inventor Johannes Gutenberg. Além de “pai da indústria gráfica”, Gutenberg também é considerado o “pai da imprensa”. Sua contribuição foi essencial para a democratização da informação. Além disso, sua criação fez a área gráfica ser o que é hoje, um segmento muito importante para a economia e que está presente em vários momentos da nossa vida.

Para marcarmos o Dia da Indústria Gráfica, o Conexão Gráfica RS conta com uma série de conteúdos especiais nas redes sociais esta semana. Os associados estão convidados a participar da Semana da Indústria Gráfica, enviando fotos e/ou vídeos curtos que retratam o dia a dia das empresas do setor até 24/06.

Todas as colaborações farão parte de um mural virtual. Envie suas imagens pelo Direct ou poste como story no Facebook e/ou Instagram, marcando o @conexaograficars, além de usar a hashtag #SouIndústriaGráfica também nas suas postagens. 

As melhores fotos farão parte de um carrossel especial pelo Dia da Indústria Gráfica nas redes sociais do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS no @conexaograficars. Junte-se a nós e participe! A ação tem como objetivo homenagear e agradecer a todos que lutam para fortalecer o setor, doando-se por meio do associativismo. 

As diretorias e equipe do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS seguem com o propósito de potencializar a área, colaborando com o desenvolvimento da indústria gráfica.

Associadas são o motor da indústria

As empresas gráficas associadas ao Sindigraf-RS e Abigraf-RS são a nossa principal razão de existir, em prol do crescimento do setor. Na seção “Sou Associada e você?”, das redes sociais do Conexão Gráfica, apresentamos parcerias de longa data. Na Semana da Indústria Gráfica, traremos um pouco da trajetória da Gráfica Jacuí, de Cachoeira do Sul.

Para relembrar parte dessa história, resgataremos alguns fatos marcantes, que serão mostrados nas mídias sociais e você já confere um pouco mais abaixo.

Afinal, as entidades fazem parte desta trajetória, apoiando as empresas gráficas há mais de 80 anos (primeiramente, com o Sindigraf-RS; já a Abigraf-RS soma mais de 55 anos de atuação). Seguimos em defesa dos interesses das empresas gráficas, sempre acompanhando as mudanças do mercado e fazendo as adaptações às evoluções necessárias. 

Um pouco dessa história

O livro “Nossa História”, realizado pelas entidades em 2016, traz alguns fatos e curiosidades sobre o setor gráfico, que é fundamental para a sociedade. Confira um pouco dessas memórias:

  • A primeira prensa

Importado pelo governo estadual, o equipamento tipográfico aportou em Porto Alegre (RS) em 1821, mas só foi usada pela primeira vez em 1827, quando dois franceses, cujas profissões eram impressor e tipógrafo, chegaram na cidade.

  • Os primeiros impressos

Em 1º/07 de 1827, circulou o primeiro jornal impresso da capital: o “Diário de Porto Alegre”, publicação oficial do Estado. No mesmo ano, foi impresso o primeiro folheto gaúcho, intitulado “Primeiro Compêndio Arithmetico”. O livreto foi encomenda de um professor e trazia conteúdos de matemática.

  • Cria-se o Sindicato

Frente aos avanços sociais e tecnológicos da época, em 29/09 de 1941 os empresários gráficos se uniram e fundaram o Sindicato dos Industriais em Artes Gráficas do Rio Grande do Sul. A denominação mudou ao longo das décadas, chegando ao Sindigraf-RS.

  • O primeiro presidente

Diretor-gerente da Typografia do Centro, o empresário Nestor Pereira foi o primeiro dirigente do então Sindicato dos Industriais em Artes Gráficas do Rio Grande do Sul. Sua gestão foi de 1941 até 1952.

  • Criação da Abigraf-RS

Em 29/09 de 1941, nasceu a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional RS, fruto de uma ideia, que partiu do 1º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, realizado 2 anos antes em São Paulo. A entidade é responsável pelo Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica desde 2005.

Parabéns a todos que fizeram parte desta história ao longo do tempo e aos que seguem trabalhando e lutando pelo fortalecimento da indústria gráfica!