Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

30/05/2017

Treinamento aborda gestão familiar na indústria gráfica

Compartilhe pela rede:

Com o objetivo de debater a estruturação profissional e a otimização de resultados nas empresas gráficas familiares, a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) promoveu o treinamento Profissionalização da gestão familiar na indústria gráfica. Ministrada pelo consultor Flávio Botana, a capacitação ocorreu em 27/05, na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre. Participaram do evento 12 empresários e diretores de gráficas gaúchas, que refletiram sobre como executar um processo de sucessão sem comprometer o funcionamento de suas empresas.

No geral, a palestra foi bem recebida pelos presentes, atingindo a nota 8,4 na avaliação feita por eles. O diretor administrativo da Gráfica Traço, de Venâncio Aires, Marcel Coutinho considera que o treinamento foi interessante e surpreendente. “A harmonia familiar cria uma ideia de que tudo sempre vai ir bem dentro da empresa, mas na realidade não é bem assim. A atividade me fez pensar sobre herança e as gerações futuras, por exemplo, questões que nunca levei para o lado do negócio”, explica. O empresário elogiou ainda o formato da formação, que foi além da exposição teórica e estimulou a interação e a troca de experiências entre os participantes.

Já para o diretor executivo da Gráfica Triângullo, Roger Noschang, da cidade de Terra de Areia, o que mais lhe causou reflexão foi a questão da manutenção dos índices do negócio. “Botana falou que o juízo da empresa são os resultados. As gráficas não costumam fazer um levantamento de seus números e índices, apenas tocam o empreendimento sem se atentar a essas questões”, aponta. Ele conta que a empresa da família está focando mais nos resultados, pois estão trabalhando com uma consultoria especializada. Além disso, o diretor ressalta a importância da qualificação. “Temos que começar desde cedo a nos profissionalizar. Se um familiar não for capacitado, não adianta colocá-lo na empresa só pelo seu sobrenome”, afirma.