Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

24/03/2017

Empresários gráficos gaúchos marcaram presença na Expoprint

Compartilhe pela rede:

De 15 a 18 de março, os empresários gráficos tinham um compromisso marcado: acontecia, em São Paulo, a Expoprint Digital, uma das maiores e mais importantes feiras de impressão digital voltadas ao empresário gráfico latino-americano. O evento bateu recordes de público visitante, superando as expectativas de negócios. De acordo com a organização, o número de visitantes superou as outras três edições anteriores da feira no país, reforçando que a indústria de impressão está forte, competitiva e pronta para superar todos os desafios impostos pelo mercado. Estandes de diversos segmentos da impressão digital estavam presentes na feira, tais como transpromo, mala-direta de alta relevância, dados variáveis, impressão sob demanda, baixas tiragens, web-to-print, outsourcing, 3D, soluções de acabamento e softwares, entre outros.

A fim de manter o empresariado gráfico gaúcho atualizado, o Sindigraf-RS disponibilizou uma caravana rumo ao evento destinada aos gestores de empresas filiadas/associadas, para os dois últimos dias de feira, 17 e 18, com valor subsidiado em 50% pelo Sindigraf-RS. Ao enxergar na comitiva uma oportunidade de conhecer as novas tendências em impressão digital, a caravana foi sucesso instantâneo entre os empresários, que garantiram a sua participação bem antes da data.

Pela comitiva gaúcha, 24 gestores gráficos seguiram para São Paulo, visando também ao networking entre os colegas e fornecedores de todo o país. Segundo o diretor-administrativo do Sindigraf-RS, Roberto Jaeger, diretor da Gráfica Automação, de Novo Hamburgo, o subsídio do Sindigraf-RS foi, além de um benefício aos empresários, também uma estratégia que atende aos processos mercadológicos atuais: “Sabemos que a Expoprint é muito importante para conhecer novas alternativas de produção de impressos”. Ele também revela que foi pensando na realidade de muitos gestores que tem a dificuldade de arcar com os custos da viagem de voos, hospedagem, ingressos e transporte dentro da cidade, que a entidade viabilizou a caravana: “Queremos viabilizar novas realidades para a indústria gráfica gaúcha, uma vez que muitas estão em busca de alternativas de continuidade para os seus negócios”. E a iniciativa foi um sucesso: 100% dos participantes avaliam como ótima a organização do Sindigraf-RS em oferecer, organizar e subsidiar os custos da caravana, com elogios aos serviços prestados durante a viagem.

Oportunidade única

O diretor da Impresset, de Novo Hamburgo, Ivo Marx, foi um dos empresários gráficos a visitarem a feira. Segundo ele, a vontade de conhecer o avanços e novidades da área gráfica o motivou a visitar o evento. “Queríamos coletar ideias para pensar e pesquisar para implementar na nossa gráfica, além de acompanhar a evolução tecnológica da área, principalmente para conhecer tudo de novo que está surgindo para o ramo”, comenta Marx. Ele ainda conta que a feira também serviu para contatar outros empresários gráficos, criando uma rede de relações entre eles: “Estou há tempos na indústria, e foi muito especial poder interagir com os empresários mais jovens, ouvi-los e trocar experiências”.

Outro empresário que rumou à Expoprint em busca de novidades para a sua empresa foi Volnei Zuanazzi, da Gráfica Zuanazzi, de Ijuí. Ele revela que, visando à modernização do seu parque gráfico, visitou a feira com o intuito de adquirir em uma nova máquina de impressão digital: “E fui ao lugar certo. Prospectei com calma e, como tínhamos tempo para conversar com o vendedor para pesar os prós e contras de um investimento desses, trouxemos uma Konica Minolta 258”. Segundo Zuanazzi, que não é novato na Expoprint, tendo visitado a edição de 2014, a venda personalizada e a diversidade de opções da feira foi decisiva para esta tomada de decisão. “Além da nossa aquisição, a caravana também foi um momento muito bom por nos possibilitar sair um pouco da rotina, interagindo com os colegas em ambientes diferentes”.