Notícias Sindigraf RS
04/03/2016
Empresários gráficos se reúnem para falar de motivação e inovação
Compartilhe pela rede:
Nesta quinta-feira (3/03) mais de 60 empresários gráficos gaúchos se reuniram para a abertura das qualificações do Sindigraf-RS em 2016, na sede da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. O encontro contou com um talk-show motivacional dos palestrantes convidados Carla Galo e Carlos Gonzaga, e com o lançamento do GE, o novo sistema Zênite de gestão para gráficas. Mesmo com a forte chuva e problemas de deslocamento encontrados pelos participantes, que acarretaram em um atraso na programação para garantir a presença do maior número de empresários, o evento foi um sucesso.
Recebendo os empresários associados, o presidente do Sindigraf-RS, Angelo Gabarski, agradeceu a presença de todos e falou sobre os próximos projetos da entidade. Reafirmou o posicionamento da diretoria de que uma das mais importantes ações neste ano é garantir qualificações para associadas e filiadas, e subsídios de treinamentos para as empresas do interior, visando ao crescimento de todas as gráficas do Estado. Ele ainda falou sobre as próximas edições do Encontro Empresarial – Conversa com o Presidente, que acontecerão em São Leopoldo, Passo Fundo e Porto Alegre, abordando todos os assuntos da entidade e discutindo as negociações coletivas. Além disso, os eventos contarão com a presença do economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), André Nunes de Nunes, que dará um panorama atual e futuro sobre a economia do país. O presidente pediu união da indústria gráfica, e afirmou que não há como as empresas trabalharem sozinhas. “Este ano será muito complicado, talvez o mais difícil para o setor gráfico dos últimos vinte anos”, declarou.
E foi falando de momentos difíceis que o casal Carla Galo e Carlos Gonzaga abriu a palestra motivacional Quando pensar em desistir, pense no porque você começou!, contando sobre suas trajetórias e lutas para se manter nos negócios. Carlos, que é fisioterapeuta e preparador físico, lembrou de seu início como empreendedor no Rio de Janeiro, abrindo uma academia e investindo em novos caminhos. Exausto físico e mentalmente, acabou sendo diagnosticado com depressão e teve que vender os frutos de seu trabalho para se cuidar. A partir de sua história, a dupla falou sobre a importância da automotivação para superar fases difíceis, e transformando estas circunstâncias em oportunidades de reavaliação e mudança de vida. “Crises sempre existiram e sempre vão existir, internas ou externas, o que fazemos com elas é a verdadeira questão”, disse Carla.
Durante toda a palestra, pediram a participação do público para dar suas impressões sobre a forma com que lidam com a pressão, contribuindo com suas histórias e preocupações sobre o futuro. Foram feitos exercícios de relaxamento, alongamento, e de animação, quando os presentes levantaram de seus lugares e circularam pelo salão cumprimentando seus colegas do setor. Para os palestrantes, é preciso transformar sonhos em propósitos, pois são eles que norteiam a direção que se escolhe para viver, tanto na vida pessoal quanto profissional. Eles finalizaram o encontro citando o naturalista Charles Darwin: “Aqueles que sobrevivem não são os mais fortes ou mais rápidos, são os que detêm a maior capacidade de adaptação”. Os empresários presentes aplaudiram e gostaram do que ouviram. “A gente sempre aproveita alguma coisa destes eventos, por mais que achamos que sabemos tudo, sempre há uma nova visão para podermos refletir”, disse Robson André Machado, da Gráfica Ramaje, sobre a palestra. Para Graciela Betti, da Gráfica Calábria, o mais importante não é o objeto dos encontros, mas sim a oportunidade de se encontrar com colegas da área: “Mais do que palestras, o importante é encontrar todos aqui, conversamos sobre os assuntos que nos interessam, e ter esta integração entre o grupo”, afirma.
Na segunda parte do evento, representantes da Zênite Sistemas apresentaram pela primeira vez no país o novo programa de gerenciamento de gráficas da empresa, o GE. Fundada em 1994 em Belo Horizonte, a organização oferece soluções exclusivas para o setor gráfico, possui mais de 1600 clientes em todos os estados e são responsáveis pelo processamento de 40% do PIB da indústria gráfica no Brasil. O novo sistema traz melhorias em relação à última versão, incluindo a nova função de multitelas, onde os empresários podem trabalhar em vários trabalhos ao mesmo tempo. Mudanças foram realizadas também na parte de cadastramento de fornecedores e clientes, gestão de funcionários, relatórios, ordens de serviço e de compra e novas funcionalidades na opção Mapa de Custos Simulado. Segundo o diretor da empresa, Walter Guimarães, a recepção dos empresários gaúchos foi muito boa, com muitas perguntas realizadas durante o evento.“O público ficou muito interessado. É importante que haja uma gestão séria das gráficas, principalmente neste momento de crise”, declara. Para Gustavo André Schneider, da Grafdil, este tipo de sistema é muito importante para a manutenção dos clientes, já que eles procuram cada vez mais agilidade e modernidade das empresas. “Programas como este vêm bem ao encontro às necessidades do setor, que pede cada vez mais rapidez e diversidade de opções de orçamento em cada transação”, avalia.
Outras Notícias
-
02/09/2025
Workshop apresenta processos e requisitos para se tornar fornecedor do Sistema Fiergs
-
02/09/2025
Setembro terá cursos de vendas e liderança com 50% de desconto para associadas Abigraf-RS/Sindigraf-RS
-
01/09/2025
PALAVRA DO PRESIDENTE: Série de eventos movimenta a indústria gráfica em setembro
-
29/08/2025
Sindigraf-RS completa 84 anos contribuindo com indústria gráfica gaúcha