Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

19/06/2015

Ciclo de palestras aborda comunicação e novos mercados

Compartilhe pela rede:

Sindigraf-RS Sindigraf-RS

Doze empresários gráficos participaram na noite da última quarta-feira (17/06), do Ciclo de Palestras Regionais 2015, promovido pela Abigraf Nacional, em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e Correios. O evento foi realizado na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre, tendo como tema central Abordando novas possibilidades para a indústria gráfica.
O encontro foi aberto com a palestra Estratégias de comunicação para pequenas empresas, ministrada pela gerente de contas especiais do segmento de Marketing direto dos Correios-RS, Fátima Loara. Mesmo com o crescimento das mídias eletrônicas, ela afirma que a propaganda impressa continua sendo um dos meios mais rápidos e expressivos de divulgação. “A mala direta postal é uma mídia flexível, que atinge o consumidor de forma personalizada”, sugere ela, citando que a empresa disponibiliza consultoria gratuita para o setor.
Instigando os participantes a pensarem no atual momento do seu negócio, o vice-presidente da ABTG, Bruno Cialone, falou sobre Mudança na gestão da empresa face aos desafios dos novos mercados. Diante dos avanços tecnológicos, ele chama atenção para o crescimento da impressão digital e da convergência de diferentes mídias, dentro do fenômeno da crossmedia. “Não somos só gráficos, mas provedores de soluções. Por isso, precisamos atender o cliente em tudo o que precisa. Se não tivermos determinado serviço, podemos fazer parcerias”. Novos nichos, como o Quick Response (QR), a realidade aumentada (RA), campanhas promocionais, impressão 3D e o Radio Frequency Identification (RFID), podem representar, segundo ele, grandes oportunidades. “Tudo indica que o único caminho possível é a mudança. Pela exigência do mercado, adapte o seu produto”, aconselha.

Para os sócios da Imprell Editora Gráfica, de Arvorezinha, Alan Faqui e Mateus Bedin, o evento foi muito instrutivo. “As informações auxiliam na tomada de decisão, ajudando a decidir o rumo a tomar”, diz Bedin. Os proprietários da Estação Gráfica, de São Leopoldo, Carlos Andrade e Marilda Regina da Cunha, também saíram do evento com novos conhecimentos. “Atualizamo-nos sobre as tendências, sentindo que temos que mudar”, afirma Andrade.