Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

18/05/2015

Concedido 8,6% de reajuste à categoria

Compartilhe pela rede:

Crédito: ©iStock.com/Webphotographeer Crédito: ©iStock.com/Webphotographeer

O Sindigraf-RS fechou a negociação coletiva de trabalho com a Federação dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas do Estado do Rio Grande do Sul e os sindicatos de Porto Alegre, São Leopoldo, Ijuí, Cachoeirinha, Erechim, Caxias do Sul e Santa Maria. O reajuste estabelecido ao setor gráfico foi de 8,6% – acima do índice do INPC do período (de abril de 2014 a março deste ano): 8,42%.
Durante reunião de definição da convenção coletiva, realizada em 11/05, na sede da entidade, em Porto Alegre, também foram determinados os valores dos pisos normativos. Os pisos normativos estabelecidos para as empresas gráficas vão de R$ 1.095,02 a R$ 1.806,20 (conforme os grupos, presentes na circular da entidade, divulgada nesta segunda-feira, 18/05).
De acordo com o presidente do Sindigraf-RS, Angelo Garbarski, os empresários podem elaborar as folhas retroativas referentes a abril e acertar as diferenças junto aos seus colaboradores. “As demais cláusulas econômicas e sociais foram mantidas, inclusive a participação nos resultados de 25% do salário-base do trabalhador”, afirma o dirigente.
Segundo o presidente, os acordos da negociação coletiva de trabalho têm vigência de 1º de abril deste ano a 31 de março de 2016 e estão sendo finalizados para registro no sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele acrescenta que, juntamente à Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas filiadas ao Sindigraf-RS receberão o boleto da primeira parcela contribuição assistencial, que vence em 23/06. O próximo pagamento, referente aos 50% complementares, tem vencimento em 23/09 e será enviado com a devida antecedência. Faça o dowload da circular (veja abaixo) e saiba mais!