Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

09/12/2014

Fiergs prevê crescimento econômico somente a partir de 2016

Compartilhe pela rede:

Foto: Dudu Leal/Divulgação Fiergs Foto: Dudu Leal/Divulgação Fiergs

Segundo pesquisas da Unidade de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a estagnação em 2015 será mais acentuada do que a deste ano, e um crescimento econômico real acontecerá apenas a partir de 2016. As informações foram divulgadas no Balanço 2014 e Perspectivas 2015 da Economia, apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (9/12), pelo presidente da entidade, Heitor José Müller.
No fechamento de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter alta de 0,1% em âmbito nacional e de 0,2% no Estado. A crise que atinge o mercado interno brasileiro é motivada por diversos fatores. Entre eles, destacam-se o espaço limitado para estímulos fiscais, pequena ampliação do crédito, investimentos em baixa e aumento das taxas de juros e inflação.
A Fiergs acredita que uma melhora no cenário depende diretamente de ajustes na política econômica do Governo Federal. Para a instituição, a indústria exige mudanças estruturais, precisando ser reinventada e inserida no centro do desenvolvimento do país. No Rio Grande do Sul, ainda estão previstas diversas dificuldades decorrentes do reajuste de 16% no salário mínimo regional.