Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

18/10/2013

Jornada Tecnológica debate o futuro da indústria gráfica

Compartilhe pela rede:

Cerca de 50 empresários e fornecedores gráficos se reuniram na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (17/10) para debater o futuro da indústria gráfica. A Jornada tecnológica: prepare-se para a nova realidade da indústria gráfica, promovida gratuitamente pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e pela empresa EFI, abordou temas como tecnologia, inovação e novas oportunidades para o setor. O encontro faz parte do Ciclo de Palestras 2013, que está sendo realizado pela ABTG em diversas capitais do país.

O consultor da ABTG Flávio Botana abriu a programação com a palestra O futuro para a indústria gráfica. Em meio a ameaças econômicas, geradas pelos meios eletrônicos, a concorrência com a China e de eventos como a Copa do Mundo de 2014, ele chamou a atenção dos presentes para aceitar as mudanças, passando a ver novas oportunidades no mercado. "Conheça profundamente o negócio do seu cliente e seja único para ele. Tenha estratégia nas decisões e invista em talento. São as suas escolhas que vão fazer a diferença", aconselha o profissional.

Em seguida, o gerente de vendas da EFI para a linha Inkjet no Brasil, Marcelo Maeda, falou de inovação. Algumas tendências, segundo ele, como a mobilidade, o foco no indivíduo, a instantaneidade e o mundo orientado por dados influenciam diretamente o mercado. "A inovação surge por causa de necessidade. É preciso ver as mudanças como oportunidades". Já o executivo de negócios da EFI na área de EPS na América Latina, Alexandre Rodrigues, abordou a necessidade de gestão e controle na preparação para o futuro da indústria gráfica. "A margem sob os produtos está cada vez menor, obrigando a otimização de custos e processos. Mas os que agregam valor sempre terão espaço no mercado", enfatiza.

Participando pela primeira vez das programações do sindicato, a atendente Fernanda Pooter, da Eixo Print, de Nova Petrópolis, disse que o evento foi bastante elucidativo. "As informações vão suscitar várias mudanças e melhorias na empresa", garante. O gerente de Produção da Gráfica Rex, de Nova Candelária, Marcelo Smaniotto, considerou que as palestras trouxeram novos conhecimentos sobre tecnologias e tendências de mercado. "Aproveitaremos as dicas para melhorar a gestão gráfica", projeta.

Galeria de imagens

Divulgação/Sindigraf-RS