Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

16/09/2013

Curso de vendas aborda mudanças do mercado gráfico

Compartilhe pela rede:

A 2ª edição do curso Como aumentar minhas vendas em mercados competitivos ocorreu no último sábado (14/09), na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre. A atividade reuniu mais de 40 empresários e colaboradores da área gráfica, ministrado pelo consultor da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) Auro Aldo Gorgatti.

Com o objetivo de ensinar técnicas de aprimoramento nos negócios, o treinamento teve como enfoque as mudanças do mercado gráfico. "Falamos bastante da complexidade da venda. Há uma ideia de que a indústria gráfica atende o cliente, de que vende. Isso tem que mudar, pois as gráficas precisam ter um setor de vendas forte", defende o consultor. Segundo ele, não existe fórmula mágica para melhorar uma determinada área, mas é necessário adotar uma postura diferente no mercado. "A dificuldade das empresas é procurar novos negócios e novos clientes. O setor ficou muito marcado como uma indústria de impressão, mas ele faz parte da indústria de comunicação. É preciso se comunicar com os clientes e descobrir o que eles querem", observa Gorgatti.

As dicas de como fidelizar o cliente foram destacadas por Marlon Cristian Gomez, diretor da gráfica Nossa Senhora de Fátima, de Bom Jesus. "A concorrência é forte e um cliente fiel é garantia de trabalho para a empresa. Por isso, a área de vendas precisa de um constante aprimoramento", enfatiza o empresário, que participou pela primeira vez de um curso do Sindigraf-RS. Ele ressalta que o conteúdo ensinado no treinamento já está sendo posto em prática dentro da empresa.

A vendedora da Gráfica Avanço, Elisa Maria Castelli, achou o curso muito rico em instruções para vendedores. Ela lembra que só é possível criar e manter um relacionamento com o cliente se a empresa for atrás para saber o que o cliente precisa e quais suas perspectivas. "É possível fazer um bom trabalho, investindo em material humano e capacitando o setor de vendas. Permanecem no mercado as empresas que oferecem um atendimento diferenciado", explica a profissional, salientando que as gráficas precisam sempre tentar inovar e mostrar que tem algo a oferecer.

Galeria de imagens

Divulgação/Sindigraf-RS