Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

20/02/2013

Inscrições até 28 de fevereiro na campanha de vacinação contra a gripe

Compartilhe pela rede:

A gripe é uma ameaça iminente à saúde, principalmente nas estações frias. Para imunizar os trabalhadores do segmento industrial gaúcho, o Sesi-RS ampliou em mais de 100% a meta de vacinação 2013: a previsão é de aumentar de 72 mil (campanha 2012) para 150 mil imunizados.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2013 Proteja-se por você. Proteja-se por todos busca reduzir os impactos da doença em toda a cadeia produtiva e, consequentemente, a ausência de colaboradores ao trabalho. As empresas interessadas devem fazer seu cadastramento até o dia 28/02  através da Central de Atendimento do Sesi (0800 51 8555) ou pelo e-mail campanha@sesirs.org.br.

A vacina trará em uma única dose proteção contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e a Influenza - H1N1(Gripe A), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O investimento é de R$ 11, incluindo a vacina e a aplicação nas dependências da empresa. A aplicação ocorrerá entre março e junho e as indústrias terão orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina, além de um estudo completo que avaliará a redução dos casos de afastamento do trabalho por causa da doença, além das informações coletadas por meio de sistema informatizado.

Saiba mais

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e causa 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias. Os sintomas mais comuns da doença são calafrios, febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves, ela pode causar pneumonia e levar à morte.

Manter hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, beber bastante água e fazer exercícios regularmente, auxilia na prevenção à gripe. Mas a melhor maneira de se proteger contra a doença é fazer a vacinação anual contra a Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela ajuda a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença. Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90% e de 30-40% em idosos.

Galeria de imagens