Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

28/06/2012

Internacionalização cresce 1% no País

Compartilhe pela rede:

Multinacionais brasileiras devem concentrar seus esforços em países onde já atuam ao invés de entrar em novos mercados

JBS lidera o ranking da Fundação Dom Cabral em 2011 e 2012

O plano de 60,9% das 47 multinacionais brasileiras entrevistadas pela Fundação Dom Cabral é aumentar a sua participação nos países onde já atuam e não entrar em novos mercados em 2012. Essa é uma das principais conclusões do Ranking das Transnacionais Brasileiras de 2012, elaboradodesde 2006 pelo centro de pesquisas dainstituição mineira.

Liderada pela JBS, Gerdau e Stefanini IT Solutions, a lista estabelece índices de internacionalização definidos conforme a proporção entre o desempenho das multinacionais brasileiras no exterior e o tamanho da companhia. O frigorífico JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo, dono das marcas Friboi e Swift, atingiu o percentual de 53,8%, encabeçando alistapelo segundo ano seguido. Já a Gerdau ficou com 51,6% e a Stefanini IT Solutions com 46,4%.

De acordo com o estudo, as receitas em dólar originadas pelo câmbio devem manter o crescimento da internacionalização das empresas brasileiras a uma taxa média anual da ordem de 1% também em 2013. Já o cenário de incertezas provocadas pela crise econômica na Europa, um dos locais com maior presença das empresas brasileiras, ao lado da América Latina e América do Norte, deve acelerar o avanço das operações domésticas. Ainda assim, os principais destinos de expansão apontados por 28% da amostra serão a China, Índia, Estados Unidos, América Latina e África.

Fonte: Meio e Mensagem