Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

10/05/2012

Programa ALI-Agentes Locais de Inovação no RS

Compartilhe pela rede:

O programa ALI procura ampliar a competitividade e a rentabilidade das MPEs gaúchas através do estímulo à INOVAÇÃO. O atendimento é gratuito. Para navegar no portal e conhecer o programa, selecione o setor de atuação e a região do Estado em que encontra-se a sua empresa.

As Micro e pequenas Empresas podem e devem inovar, pois não basta fazer bem feito o que os outros já fazem; é necessário construir alternativas para aumentar a competitividade. E diferentemente do que muitos pensam, inovar não é necessariamente sinônimo de grandes investimentos, mas sim da constante busca pela qualificação dos produtos e processos com foco no mercado. No entanto, uma certeza se tem: a inovação proporciona significativa melhoria na produtividade e rentabilidade do negócio.A inovação é um processo articulado que busca o aprimoramento constante ou mesmo o desenvolvimento de novos produtos e processos, métodos de negócio ou da organização do ambiente empresarial, contribuindo de forma decisiva para a melhoria dos resultados das empresas.

Neste contexto, o Sebrae, em parceria com a FAPERGS, desenvolveu o projeto Agentes Locais de Inovação - ALI, para promover atitudes inovadoras nas MPEs. Um trabalho que traz oportunidades e novas ferramentas para essas empresas encontrarem a melhor maneira de lançar produtos e serviços inovadores no mercado, diferenciando-se da concorrência. Tudo pela cultura do novo, ou seja, da inovação.Afinal, as micro e pequenas empresas devem inovar para crescer.PERFIL DAS EMPRESAS ATENDIDAS

O projeto ALI atenderá às micro e pequenas empresas gaúchas dos setores metalmecânico, couro e calçados e tecnologia da informação e comunicação, que ainda não fazem parte dos grupos de atendimento coletivo do Sebrae/RS.

Os ALI auxiliarão as MPEs que buscam o aprimoramento contínuo de seus produtos e processos através do:

• Promoção de melhorias de produtos e processos;• Estímulo à atitude inovadora;• Comprometimento com seus clientes;• Interesse pelo desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.ATENDIMENTO

A empresa que aderir ao projeto receberá a visita do Agente Local de Inovação para um diagnóstico completo do grau de inovação e das oportunidades de melhoria a serem exploradas para ampliar a sua competitividade.FASES DO PROJETO• Realização do Diagnóstico;• Construção do Plano de Ação;• Identificação de provedores de soluções ou, em alguns casos, identificação e alocação de competências internas da empresa para implementação de plano de ação;• Assessoramento do ALI ao empresário;• Avaliação do resultado das ações implementadas.Os agentes ainda poderão auxiliar as empresas na aproximação com entidades que desenvolvam ações na área de tecnologia e com agências de fomento à inovação.AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃOO atendimento às empresas se dará através de uma equipe de profissionais capacitados em temas como inovação e gestão da inovação; cenário das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul e no Brasil; aplicação de diagnósticos empresariais e de grau de inovação; ferramentas de acesso a instituições financeiras, entre outros temas.São profissionais graduados com formação específica para atuar junto às MPEs no tema inovação, apoiando-as:• No processo de identificação de oportunidade de melhoria em seus produtos e processos;• Na prospecção de parcerias com instituições tecnológicas e outras empresas para implantação destas melhorias;• No estabelecimento das articulações necessárias com os atores locais para a geração de um ambiente favorável à inovação na empresa e na região.

Mais informações clique aqui.

Fonte: Sebrae-RS

Galeria de imagens