Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

12/04/2012

PROCOMPI

Compartilhe pela rede:

As ações focadas na área comercial e de marketing, trabalhadas pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi), já estão em pleno desenvolvimento junto às empresas gráficas adeptas ao projeto. Foram realizados treinamentos e a aplicação de uma pesquisa de satisfação com os clientes, em que os resultados obtidos subsidiarão as consultorias a serem realizadas na sequência.

De acordo com Ivete Comparin,consultora responsável por ministrar a atividade, as informações, metodologias e ferramentas de comunicação contribuirão para tornar os negócios gráficos mais competitivos. "Há bastante espaço e conteúdo para trabalharmos. Percebo a preocupação dos empresários com a questão custo/preço, pois acreditam ser esse o fator de decisão (para a venda) preponderante. Entretanto, durante os encontros, procuramos mostrar que há outras variáveis importantes quepodem influenciar o cliente", afirma.

Na reunião do Projeto Procompi, realizada dia 09/04/12, foram abordados assuntos importantes, os quais destacamos abaixo:

1) DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES - ÁREA COMERCIAL E MARKETING

  • Curso Técnicas de Vendas e Marketing: concluído. Foi avaliado pela maioria como excelente.
  • Pesquisa de Satisfação dos Clientes: concluída.
  • Consultoria:a consultora que desenvolverá esta etapa é Dória Tereza de Marco de Assumpção, conforme já informado pela Ivete na última aula do curso (03/abril). O agendamento das consultorias serão feitos pela própria consultora e estão previstos para acontecer até 15/maio. Lembrando que são 6 (seis) horas de consultoria que, em princípio, ocorrerão em duas etapas (visitas).

2) DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES - ÁREA FINANCEIRA

Com o objetivo de implantar melhorias nas rotinas e controles financeiros, será a próxima área a ser trabalhada, conforme consta no cronograma, e deverá iniciar tão logo for concluídas as consultorias do módulo comercial e marketing. Considerando os resultados obtidos no módulo anterior, bem como opções disponibilizadas, ficou definido que este módulo também será desenvolvido pela empresa Ampliar Consultoria, sendo o consultor indicado, o Andrew Carvalho Pinto  Assim, considerando as ações previstas nesta área, foram acordadas as seguintes definições:

  • Curso: considerando a carga horária prevista (16 horas), foram agendadas as seguintes datas para a realização: 15, 22 e 29/maio, 5 e 12/junho. Ou seja, 5 encontros de 3 horas, sempre as terças feiras.
  • Consultoria: as 12 horas de consultoria previstas para cada empresa, poderão ser realizadas em 3 ou 4 visitas do consultor, de acordo com o interesse das empresas. Para melhor aproveitamento, ficou decidido que a primeira rodada de visitas nas empresas deverá acontecer antes do início do curso; ou seja, na primeira quinzena de maio. O objetivo é dar embasamento para que o consultor aproprie o programa do curso de forma a atender com maior eficiência as necessidades levantadas.

3) DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Dado que todas as ações previstas no projeto foram baseadas no diagnóstico realizado no início do projeto, e assim, de cunho técnico, o Sindigraf-RS apresentou proposta de realização de ações de capacitação comportamental (liderança e relacionamento) voltadas aos empresários. Com a aprovação da Fiergs quanto a viabilidade de agregar ao projeto, foi apresentada proposta de realizar um workshop de resiliência, cujo programa foi apresentado na reunião e avaliado pelos empresários como bastante interessante. Assim, a ação será planejada e apresentada na próxima reunião do projeto a fim de ser implementada.

Galeria de imagens