Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

07/02/2012

Ao abrir sua vida nas redes sociais é como abrir a porta da sua casa para um estranho

Compartilhe pela rede:

Os especialistas em crimes eletrônicos alertam incansavelmente sobre como a exposição indevida nas redes como Facebook e Twitter pode comprometer a sua segurança e de sua família e empresa.

Não é necessário abandonar as redes, mas é preciso se prevenir e tomar alguns cuidados:

-Não aceite amizade de pessoas desconhecidas.

- Evite fotos com roupas de banho ou roupas íntimas. As outras fotos, principalmente com crianças, cuide para restringir a visualização aos amigos mais próximos e familiares, por exemplo. Se possível não identifique as crianças pelos nomes.

- Endereço e telefones não devem ficar visíveis a todos, confira as opções de privacidade.

- Não divulgue informações de onde está ou estará e horários de seu dia-a-dia. Lembre-se que, além de compartilhar informações com seus amigos diretos, há pessoas nas listas deles que verão seus posts, dependendo das configurações de privacidade que você adotar.

- Fique atento: informações nas redes sociais são, em alguns casos, indexadas a ferramentas de busca online e facilmente rastreadas por terceiros.

- Não divulgue os bens que possui, como carros, utensílios de marca, perfumes, que indicam a sua situação financeira;

- Sempre revise suas configurações de privacidade, as manutenções nos sistemas das redes podem desconfigurar estas ferramentas.

Uma situação real que pode acontecer é: o criminoso sabendo seu telefone residencial e que naquele horário você estará incomunicável (fazendo uma prova na faculdade, no avião ou no cinema), liga para sua casa e diz que seqüestrou você. Seus parentes tentarão ligar para seu celular, mas você não poderá atender, e então o golpe do resgate está pronto, sua família não hesitará em pagar.  Fique atento, use as redes para se comunicar, fazer negócios, criar vínculos, mas proteja-se! Tenha cautela.

Daniela Rondinelli Pestana

Consultora de Marketing