Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

06/04/2018

Empresários gráficos debatem tendências e novas tecnologias

Compartilhe pela rede:

Sindigraf-RS Sindigraf-RS

Impressões sobre o mercado, inovações tecnológicas e novos investimentos fizeram parte da primeira edição deste ano do Encontro Empresarial – Dando as Tintas. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (5/04) na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre, para a troca de experiências sobre a Expoprint Latin America 2018, ocorrida na capital paulista, entre 20 e 24/03. Estiveram presentes mais de 10 empresários gráficos e três instrutores do Centro de Formação Profissional (CFP) Senai de Artes Gráficas Henrique D'Ávila Bertaso, da capital gaúcha, além do presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, Angelo Garbarski, e do superintendente das entidades, Luiz Carlos Gautério Pinheiro.

O bate-papo foi conduzido por participantes da caravana do sindicato, que estiveram na feira internacional nos dias 21 e 22/03 e relataram o que mais lhes chamou atenção. Alguns assuntos abordados foram o conceito de Gráfica 4.0, que abrange as transformações pelas quais passa a indústria gráfica, novos equipamentos para impressão digital, offset e 3D, entre outras tecnologias, e oportunidades de negócios, como sublimação e embalagens.

Para o empresário Julio Cezar Schneider, da Gráfica RZ, de Novo Hamburgo, o encontro foi muito proveitoso. “Achei interessante saber sobre a Gráfica 4.0 e novidades da impressão digital. Como não fui na feira, valeram as informações repassadas pelos colegas do setor”, destacou. Paulo Assum, proprietário da Gráfica Silveira, de Canoas, comentou que é sempre bom estar nos eventos do sindicato. “Queria ter ido na Expoprint para ver os equipamentos digitais, pensando em um investimento futuro. Essa troca é muito importante, pretendo aproveitar todas as dicas.”