Notícias Sindigraf RS

21/02/2018

Faça parte dos indicadores setoriais

Compartilhe pela rede:

Serviço prestado pelo Sindigraf-RS há quase 20 anos, os Indicadores Setoriais são tabulações sobre a indústria gráfica gaúcha montadas a partir de dados informados pelas empresas participantes. A partir da média setorial, os indicadores formulados colocam em evidência a capacidade e o trabalho da indústria de impressos, auxiliando assim os empreendedores a buscar novas alternativas para as empresas no mercado. Para participar, basta a gráfica interessada realizar a inscrição e encaminhar os seus dados, que incluem taxas de rotatividade, absenteísmo, nível de escolaridade, horas de trabalho, chapas perdidas e inadimplência.

Entre os benefícios de participar da coleta de dados está a ampliação da visão micro e macro da empresa, uma vez que, a partir dos indicadores, o empreendedor pode alcançar uma compreensão maior do desempenho de mercado, analisando seus resultados e podendo compará-lo com os do setor e do segmento. Outra possibilidade é a detecção de pontos mais críticos da empresa, o que ajuda o gestor na tomada de decisões na reversão dos maus resultados e reforço dos bons.

Como funciona

As informações são recebidas por um sistema de gerenciamento do próprio site, que pode ser acessado mediante CNPJ cadastrado e senha. Pela plataforma, os empresários devem compartilhar os dados da gráfica até o dia 15 de cada mês. A ferramenta também emite relatórios mensais e anuais de cada serviço. No primeiro caso, serão contemplados o índice da empresa, número de participantes, menor percentual informado, maior dado relatado e médias anuais acumuladas da gráfica e do setor, além do parâmetro mensal. O segundo relatório incluirá as médias mensal, anual acumulada da empresa e do setor. Para ajudar na visualização de resultados, o sistema gera dois gráficos – o vermelho mostra a evolução mensal durante o ano em vigor e o verde, os resultados no último triênio.

Aposte na rotina para descomplicar
Para facilitar a participação da sua empresa na tabulação dos indicadores setoriais, é indicada a adoção de um sistema metodológico mensal para coletar e registrar os dados a serem encaminhados. Assim, simplifica-se o cálculo dos seus indicadores por fórmulas padronizadas, disponibilizadas via sistema de gerenciamento dos indicadores. Desta maneira, busque manter tabelas-padrão atualizadas periodicamente, facilitando assim o envio mensal das informações.