Notícias Sindigraf RS

24/10/2017

Estado marca presença no 3º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica

Compartilhe pela rede:

O Rio Grande do Sul esteve em peso na 3ª edição do Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica. Por meio da caravana, organizada pelo Sindigraf-RS, 26 empresários gráficos puderam se capacitar em 21/10, no Auditório Caio Amaral do Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. A comitiva saiu de Porto Alegre na noite do dia anterior e retornou ao fim do seminário. O sindicato disponibilizou uma vaga gratuita para proprietário ou sócio registrado no contrato social de empresa filiada/associada e com as contribuições em dia com a entidade. O pacote oferecido incluiu passagens, transfers e hospedagem.

Organizado pelas Abigrafs regionais de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul, o evento teve como tema central A impressão no mundo conectado – A odisseia começa agora, com atividades focadas em gestão e suas ferramentas. O evento reuniu sete especialistas de diversas áreas, abordando assuntos como criatividade, inovação, neuromarketing, vendas e comunicação. Entre os participantes estava o gerente comercial da Estação Gráfica, de São Leopoldo, Conrado Andrade. Ele marcou presença nas três caravanas organizadas este ano pelo sindicato. Segundo o empresário, essa iniciativa estimula o compartilhamento de ideias e informações. “Isso promove a união do nosso setor. Só permaneceremos unidos com a participação do pessoal. É necessário interagir”, enfatiza.

Evento apostou na diversidade de temas

Chamou a atenção de alguns integrantes da caravana que os temas não eram repetitivos, o que ajudou a tornar esta edição do seminário mais objetiva. Uma das atividades destacadas foi o painel Sim, os millennials chegaram aos departamentos de marketing e compras – Sua gráfica sabe se comunicar com eles?, do especialista em marketing Joaquin Fernandez Presas. “O assunto não é novidade, mas a forma como ele o colocou foi um diferencial. Temos que estar atentos, porque os millennials têm poder de compra e devemos saber lidar melhor com eles”, define Andrade.

Através do Salão de Negócios, o evento foi ainda uma oportunidade para os empreendedores conhecerem novidades e soluções. A Gráfica Jacuí, de Cachoeira do Sul, aproveitou para pensar no futuro da empresa. “Surgiram alguns projetos com um novo fornecedor de papel e também com uma empresa de impressoras offset. Estamos pensando na aquisição de novas máquinas em breve”, revela o sócio-diretor, Rafael Noal Vieira da Cunha. Na visão do empresário, o seminário também foi uma oportunidade de atualização. “Pude buscar uma visão de fora do meu dia a dia para poder tocar novos projetos. Outro fator importante é que nesse tipo de atividade podemos ver qual é o rumo que setor gráfico está tomando”, afirma.