Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

23/06/2017

Workshop em São Leopoldo ajuda a refletir sobre o negócio gráfico

Compartilhe pela rede:

Sindigraf-RS Sindigraf-RS

A cidade de São Leopoldo sediou, em 21/07, o workshop Como anda a sua empresa? O que é importante pensar?, ministrado pela consultora Cinara Dupont. Sete participantes, representando seis gráficas, compareceram no Centro das Indústrias de São Leopoldo e debateram assuntos como a diferença entre vender um valor ou um produto, formação de equipes e desafios do setor. Descontraído, o bate-papo comandado pela coach agradou os presentes, atingindo 9,1 na nota geral.

Para a sócia-diretora da Benchimol Soluções Gráficas, Juliana Benchimol, a capacitação promoveu o contato com outras empresas, o que auxilia no entendimento do mercado gráfico. “A partir do evento, vi que estamos trabalhando certo em algumas coisas, mas em outras temos que nos realinhar”, comenta. Segundo ela, participar desse tipo de encontro é muito bom para os empresários: “O workshop abriu a nossa visão empresarial”.

O treinamento motivou o sócio-diretor da Estação Gráfica, Carlos Alberto da Silveira,  também de São Leopoldo, a repensar sua equipe de vendas. “Estamos atravessando um período difícil no país, onde as empresas estão com dificuldade em vender. Precisamos analisar o motivo de termos um percentual pequeno de clientes novos e por que a carteira diminuiu”, observa. Ele ressalta que o evento ajudou os presentes a refletirem sobre questões diárias que acabam caindo no esquecimento, mas são ideais para o bom andamento do negócio. O empresário, no entanto, lamentou o baixo quórum no evento: “É de extrema importância que o Sindigraf-RS promova esse tipo de evento, mas precisa ter uma participação maior para valorizar a dedicação e o esforço da entidade”.

O administrador Matheus Martins da Papuesta Indústria Gráfica, de Campo Bom, relata que a atividade o auxiliou a pensar nos pontos fortes e fracos da empresa e a questionar o plano estratégico existente. “Temos que ter um plano maleável. Sem questionarmos não mudamos, e modificações às vezes são muito necessárias”, opina. Para Martins, o workshop proporcionou ainda a troca de experiencia entre os colegas, o que promove mais união na indústria gráfica: “Não temos que nos ver como concorrentes e sim como parceiros.” O empresário também lamenta a baixa adesão, pois o evento é uma oportunidade de crescimento. “ As filiadas/associadas precisam sair da zona de conforto. O sindicato tem que continuar nessa batalha, pois aos poucos vão perceber a importância das capacitações. As empresas diferenciadas são as que participam, pois elas evoluem e se perpetuam no mercado”, expõe.

 Próximas edições

O evento, exclusivo para proprietários e sócios das empresas filiadas/associadas ao sindicato, terá novas edições no interior do Estado. Os interessados em participar do workshop já podem garantir a sua vaga gratuitamente: o próximo treinamento será em Santa Maria (8/07). Depois, Cinara estará em Santa Cruz do Sul (5/08). Agende-se e prestigie!