Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

02/06/2017

Bate-Papo com o Presidente chega às missões

Compartilhe pela rede:

Sindigraf-RS Sindigraf-RS

Nesta semana, o presidente do Sindigraf-RS, Angelo Garbarsi, percorreu a região Noroeste/Missões, a fim de discutir as questões atuais acerca da indústria gráfica no Rio Grande do Sul. A primeira cidade a receber a comitiva da entidade, que incluiu o superintendente Luiz Carlos Gautério, foi Santa Rosa O encontro aconteceu na noite dessa terça-feira, 30/05, no Restaurante do Negrinho e contou com 13 participantes de 8 empresas. No dia seguinte, foi a vez de Santo Ângelo receber o Bate-Papo com o Presidente durante a manhã, no Arena Grill, com a presença de 4 pessoas de 3 gráficas. Ainda à noite, o presidente visitou a cidade de Ijuí, no Jardim Europa Hotel, e conversou com 6 dirigentes de 4 empresas. De acordo com Garbarski, a presença dos empresários gráficos foi mais tímida devido à chuva torrencial na região, durante os dias de bate-papo, mas isso não impediu os presentes de trazerem as suas opiniões e sugestões para construir uma indústria gráfica mais fortalecida. Outro dado ressaltado por ele é que a região conta com 101 empresas, e destas, 14 compareceram ao evento – o que configura uma boa representatividade, em relação a outras regiões.

Apesar do baixo quórum, Garbarski confirmou que seguirá percorrendo o Estado e ouvindo os colegas: “Está sendo válido para conhecer os empresários das empresas filiadas/associadas ao sindicato, que na sua maioria são compostas de pequenas e médias empresas”. O presidente revela ainda que é a partir dos encontros que a diretoria seguirá planejando suas ações para 2018. Um dos pontos observados é a falta de lideranças no setor, refletindo na dificuldade de integração dos empresários gráficos. Entre os temas debatidos nas três edições, há a questão da precificação: “Muitos citaram não saber a fórmula para calcular os preços, chegando a um valor em função do mercado. Alguns preferem não informatizar o sistema, pois o valor dos produtos atingiria patamares muito altos, incompatíveis com a realidade atual, e assim acabariam não vendendo seus produtos”.

O diretor da Coli Gráfica e Editora, Wilson Mallez, de Santa Rosa, estava presente no evento da sua cidade natal. Ele ressalta a atitude do presidente e também do superintendente em se disporem a visitar o interior do Estado, ouvirem os empresários da região e entenderem os seus desafios. “Como membro da diretoria da Abigraf-RS, nos satisfaz muito ter um presidente que se importa com as nossas questões e está disposto a escutar as nossas reivindicações”, conta. Ele ainda revela que a reunião foi produtiva, trazendo debates que, mesmo fora da alçada do Sindigraf-RS, também são de crescimento para o empresário, como questões tributárias e de matéria-prima. “Uma das maiores lições da noite acredito que foi o fator de que mesmo em crise não precisamos vender tudo a preço de banana. Necessitamos entender o valor do nosso trabalho e cobrar um preço justo, aí sim sairemos dessa situação difícil”, completa.