Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

15/08/2016

Participação ativa marca seminário em São Leopoldo

Compartilhe pela rede:

Chegando à reta final do giro pelo Estado, o consultor gráfico Thomaz Caspary ministrou o seminário Gestão de Vendas e Custos na cidade de São Leopoldo em 11/08, que reuniu 38 participantes de 17 empresas da região. Entre outros assuntos, Caspary falou sobre a necessidade de trabalhar a competitividade e a rentabilidade da empresa, focando em segmentos de mercado e novos investimentos. O diretor da Automação Indústria Gráfica, de Novo Hamburgo, Roberto Jaeger, representou a diretoria do Sindigraf-RS na abertura do curso. Ele conta que a alta adesão dos empresários locais foi muito importante para que sejam realizadas cada vez mais formações na região. “Ter o feedback que os gestores locais estão interessados em se capacitar nos mostra interesse e assim podemos levar cada vez mais novidades para todo o Estado, descentralizando os cursos e as demais programações”, completa. 

Segundo o ministrante, as expectativas para a região eram altas e o público não desapontou, se mantendo ativo e participativo durante o seminário. “Fiquei muito satisfeito em encontrar empresários interessados e motivados a (em?) aprender mais sobre gestão de vendas e custos. Perguntaram bastante e dividiram as suas experiências com os presentes, construindo o conhecimento de maneira coletiva”, comenta. Caspary ainda revela que os temas de maior interesse dos participantes foram o mapa de produtividade das máquinas e o mapa de lucratividade da gráfica.

Ricardo Becker, diretor da Gráfica Clonar, de Nova Hartz, é assíduo frequentador dos cursos do Sindigraf-RS na região. Devido à extensão do curso, o ministrante conseguiu abordar muitos conceitos importantes e reveladores, segundo Becker. “Aprendi bastante no seminário e creio que conseguirei aplicar vários conceitos na realidade da minha empresa”, declara. Ele ainda destaca as dicas de Caspary em relação à importância de manter sempre as mídias sociais atualizadas, trabalhando a comunicação com o cliente.