Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

11/04/2016

Seminário de Gestão e Custos lota sede do Sindigraf-RS

Compartilhe pela rede:

A temporada dos Seminários de Gestão de Vendas e Custos ministrados pelo consultor gráfico Thomaz Caspary começou com o pé direito. A primeira edição do evento foi realizada em Porto Alegre em 7/04, e reuniu 41 empresários gráficos da capital e região metropolitana a fim de debater gestão de gastos e ampliação de novos mercados. A sede do Sindigraf-RS (Av. Pernambuco, 2623) recebeu a formação, que começou às 18h30 e terminou por volta das 22h30, com um intervalo para coffee-break.

Ao dar início aos trabalhos, Caspary foi direto e propôs que não tinha a intenção de que o encontro fosse uma palestra, mas sim uma conversa entre todos os presentes. Ele ressaltou que a gestão de vendas significa planejar muito, e é apenas quando se dedica à empresa com otimismo, competência e criatividade que o crescimento acontece. “Também temos que ter em mente que só adquirimos competência estudando e lendo muito. De todas as fontes, desde livros até jornais. Além disso, precisamos confiar na nossa criatividade própria”, comentou. Para incentivar os lucros a partir das vendas, o consultor foi categórico: “Somos empresas. Não podemos aceitar qualquer negócio". Ele afirma que o empresário precisa saber que produtos destacar entre os diferenciais da empresa, além de discernir o que rende lucros e o que dá prejuízo.

 Caspary também ressaltou a necessidade de compreensão do atual mercado comprador de impressos, e de sempre conhecer o cliente. Ele expôs estratégias de vendas, além de dar dicas em áreas como marketing de conteúdo, análise SWOT e a importância dada à pré-venda. Para finalizar, o consultor propôs um debate voltado à análise de produção. 

De acordo com o diretor da All Design Soluções Gráficas, Homero Confalhoneris, o seminário foi muito importante para lembrar de alguns aspectos teóricos referentes a custos e renda. “Mesmo sendo apenas algumas pinceladas sobre o assunto, foi muito relevante para nós, empresários gráficos, e pretendo levar algumas ideias para por em prática”. Entre os pontos debatidos, ele ressalta as conferências de custo-máquina, além dos custos de máquina e operador.

 A diretora da River Print, Andrea Paradeda, afirma que a formação abordou assuntos muito interessantes para os participantes, e que o palestrante teve uma atuação providencial. “O Caspary é muito questionador e isso foi muito importante para o nosso aprendizado, pois ele nos fez parar para pensar e oferecer nossas opiniões, trocar ideias”. De acordo com Andrea, a River Print já opera dentro dos modelos de gestão expostos por Caspary, mas, mesmo assim, ela saiu de lá disposta a repensar alguns métodos de trabalho.

Próximos cursos 

No dia 9/04, o consultor leva os seminários à região das Missões, em Santo Ângelo, na Faculdade Uníntese  (R. Duque de Caxias, 839). A próxima edição das formações acontece em Santa Maria, no dia 30/04. Na cidade, o evento será realizado no Itaimbé Palace Hotel (R. Venâncio Aires, 2741). Até o mês de agosto, está prevista a passagem dos encontros pelas regiões de Produção, Vale do Sinos e Vale do Taquari. Confira a programação completa em www.sindigraf-rs/agenda.