Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

30/10/2015

Estão abertas as programações da Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe pela rede:

Começa hoje (30/10) a maior feira do livro a céu aberto da América Latina, a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Realizado anualmente pelo Ministério da Cultura, pela secretaria estadual da Cultura e pela Câmara Rio-Grandense do Livro, o evento dura 17 dias e é um ícone cultural da capital e no setor editorial. O tema deste ano será Livros ajudam a pensar, que propõe a reflexão a partir da leitura, fazendo o leitor se conectar com outras pessoas ao seu redor.

 A feira de 2015 se iniciou às 9 horas, com a abertura da área infantil, enquanto às 12h30 começaram as atividades nas barracas das áreas geral e internacional. Já a abertura oficial do evento acontece às 19 horas de hoje (30/10), no Teatro Carlos Urbin (Av. Sepúlveda, entre a Rua Siqueira Campos e a Av. Mauá). São 15 barracas na área infanto-juvenil, 90 na área geral e 8 na área internacional, contabilizando um total de 113 expositores. Acompanhe a programação pelo site http://www.feiradolivro-poa.com.br/. Aos sábados, as atividades começam uma hora mais tarde: das 10h às 21h30.

A Feira do Livro deste ano quer, além de incentivar o leitor a visitar as bancas do parque de exposições, também congregá-lo a tomar o protagonismo do evento e a apoiar o acontecimento da feira. Devido ao momento da economia, depender apenas de investimentos externos pode prejudicar o evento, então o convite é que o visitante contribua com a feira, por intermédio de doações. A organização da feira afirma que cada cidadão pode investir em projetos culturais até 6% do Imposto de Renda a recolher, no valor mínimo de R$ 100.

Paixão pela literatura

O patrono deste ano é o escritor e poeta Dilan Camargo, de Porto Alegre. Considerado um grande apaixonado por literatura, a obra de Camargo contempla poemas e outros trabalhos dedicados a crianças, jovens e adultos. Ele também produziu e organizou antologias de poesia gaúcha contemporânea e poesia crioula e foi finalista do prêmio Jabuti de Literatura Infantil com o livro Com afeto e alfabeto. O anúncio da escolha foi feito em 1º de outubro, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, no Santander Cultural.