Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

14/07/2015

Empresários debatem a gestão de sucesso

Compartilhe pela rede:

Sindigraf-RS Sindigraf-RS

Com o objetivo de discutir as tendências da gestão empresarial e formatação do preço dos produtos, o Sindigraf-RS promoveu, no dia 11/07, mais uma edição do Encontro Empresarial – Dando as Tintas. A atividade gratuita ocorreu das 9h às 17h, na Escola Menino Jesus Notre Dame, em Passo Fundo, com a participação de 17 empresários da região Produção/Planalto.
Na parte da manhã, aconteceu a palestra Estratégias para superar a Crise no Mercado Gráfico, que apresentou os três pilares para o sucesso do negócio: liderança, valorização da equipe e ferramentas de gestão para otimizar os processos da empresa. "É possível criar soluções de superação a partir da correção de problemas já enraizados, tais como a formação incorreta de preço, baixa qualificação da equipe e líderes que não se adequaram aos novos paradigmas do mercado", afirma o gerente comercial da Zênite Sistemas, João Alex Fiorentino.
À tarde, ocorreu o curso Formação de Preço de Venda, também ministrado pelo consultor. Para Fiorentino, a precificação está diretamente relacionada ao custo fixo de cada empresa. "A identificação do custo real envolvido em cada orçamento é fundamental para que a gráfica se mantenha competitiva no mercado, negociando seus preços de forma consciente, com uma visão mais clara sobre a lucratividade."

Acostumada a participar dos eventos do Sindigraf-RS, a proprietária da Marka Editora Gráfica, de Marau, Maria Angélica Bortolini, disse que as atividades a ajudaram a organizar melhor os orçamentos e na formatação dos preços de venda. "Às vezes ficamos tão presos aos detalhes, que não visitamos os clientes", analisa. Para o vendedor da gráfica Danielli, de Passo Fundo, Alex Sandro Rocha da Silva, os novos ensinamentos são fundamentais no trabalho. "O evento foi muito interessante, pois abriu um pouco a minha mente, após 23 anos de atuação. O sistema é inovador".

Evento em Porto Alegre
Voltada para empresas que possuem sistema GS ou GW, aconteceu no dia 9/07 a palestra técnica Atualização do Sistema GS. O evento ocorreu na sede do Sindigraf-RS, em Porto Alegre, das 19h às 21h, também apresentada por Fiorentino. A atividade gratuita contou com a presença de 36 empresários.
Na oportunidade, foi demonstrado uma prévia do novo software em fase de lançamento pela Zênite Sistemas. Houve ainda uma grande interação com os empresários referente a novas obrigações fiscais e a importância de profissionalizar a gestão da empresa com base em indicadores confiáveis. "Não basta ter o melhor equipamento, temos que ter a melhor gestão."