Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

07/04/2015

Campanha do Sesi-RS incentiva segurança e saúde no trabalho

Compartilhe pela rede:

©iStock.com/Tony Lomas ©iStock.com/Tony Lomas

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) oferece orientações gratuitas para micro, pequenas e médias empresas gaúchas dentro da campanha de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) 2015/2016. A iniciativa, lançada ontem (06/04), é voltada para indústrias com no máximo 500 funcionários e que não tenham usufruído desse benefício nos últimos dois anos. A adesão pode ser feita até o dia 30/06, por meio do edital disponível no site da entidade (www.sesirs.org.br/campanhasst).
O diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, alerta que o não cumprimento das leis, além de multas, interdições e perda de processos, podem impactar economicamente as empresas. Estão disponíveis o diagnóstico de Gestão de Riscos e Conformidade Legal, a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e a Ação educativa em SST, com avaliações qualitativas de riscos ambientais e medições quantitativas. A execução dos trabalhos terá duração de 12 meses.

Lisboa informa ainda que a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-social), previsto para 2016 e que unificará o envio de informações ao governo federal, implicará a constante atualização dos dados de riscos no ambiente de trabalho. “Estes riscos podem ser identificados na campanha”, lembra o diretor-superintendente. Segundo ele, a iniciativa de SST também contribui para que a empresa possa fazer um gerenciamento dos custos e impactos relacionados a acidentes e doenças, como afastamento, seguro de acidente, indenizações, multas, interdições, embargos, processos trabalhistas e previdenciários, recrutamento, treinamento, perdas de produção, perda de competitividade, impacto negativo na imagem da marca, formação de clima, conflitos, entre outros.