Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

03/11/2014

Feira do livro movimenta o mercado editorial

Compartilhe pela rede:

Considerado um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil, a Feira do Livro de Porto Alegre completa 60 anos com uma vasta programação, na Praça da Alfândega, na capital gaúcha. O evento, aberto na última sexta-feira (31/10), conta com atividades artísticas e culturais, entre lançamento de livros e sessão de autógrafos, bate-papos e oficinas. No total, são 127 bancas (102 expositores na área geral e 14 na infanto-juvenil, além de 11 na internacional). A visitação segue até 16/10 das 9h30 às 21h (área Infantil e Juvenil) e das 12h30 às 21h (área Internacional e demais espaços).
O patrono desta edição é o jornalista, escritor e fotógrafo Airton Ortiz – que possui 16 livros, com diversos prêmios no gênero Jornalismo de Aventura. Conforme a diretora-executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro, Jussara Rodrigues, a Feira do Livro de Porto Alegre tem lançado pelo menos 700 livros em sessão de autógrafos que envolvem cerca de mil escritores. O evento movimenta os setores editorial e gráfico: “A feira é uma vitrine para os escritores e para o mercado gaúcho, além de valorizar e incentivar a leitura”, enfatiza.
A expectativa é que a comercialização no evento seja maior do que em 2013, quando foram vendidos 450 mil exemplares. “Em 2014, acreditamos que haverá um crescimento tanto das vendas como do número de visitantes, que no ano passado chegou a um milhão e trezentas mil pessoas”, projeta. Ela conta que há novas ferramentas que incentivam a compra, como o Vale Cultura, a Olimpíada da Leitura e a premiação, lançada para esta edição do evento, para projetos de leitura. A diretora observa que há um movimento conjunto entre autores lançados nas mídias digitais e escritores consagrados que as adotam: “Enquanto blogueiros estão lançando livros, escritores criam seus próprios canais de comunicação online”. Para Jussara, os mercados impresso e digital tendem a conviver durante muito tempo. “As mídias digitais são mais procuradas para trocas rápidas de informação, mas há uma geração que cultiva o prazer da leitura no papel”, afirma. Confira a programação da completa da maior feira do livro a céu aberto da América Latina em www.feiradolivro-poa.com.br.