Faixa Colorida

Notícias Sindigraf RS

23/10/2014

Curso aprimora técnicas para mudança no mercado gráfico

Compartilhe pela rede:

Divulgação/Sindigraf-RS Divulgação/Sindigraf-RS

Em mais uma edição, o curso Como aumentar as minhas vendas em mercados competitivos, que ocorreu em 18/10, em Giruá, apresentou estratégias de venda e técnicas de atendimento para os gráficos. A atividade, que encerrou a série de cursos oferecidos pelo Sindigraf-RS no ano de 2014, reuniu 18 participantes no Colinas Hotel.
Segundo o consultor da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Auro Aldo Gorgatti, a capacitação abordou dois temas principais. Investimentos e faturamentos das gráficas nos últimos anos foram os primeiros assuntos a serem analisados. Depois, o especialista tratou de estratégias de venda e orientações para mudanças no mercado gráfico, aspectos que ele destaca como fundamentais para o crescimento das empresas. “O mercado mudou, e as gráficas mudaram muito pouco, ou quase nada”, contrapõe o ministrante.
“Um dos maiores problemas encontrados pelos empresários gráficos são as vendas adicionais”, afirma Gorgatti . Ele explica que os profissionais costumam fazer apenas o que o cliente pede, e não lhe oferecem outras opções e produtos. O vendedor da Gráfica Adhara, de Santo Ângelo, Paulo Sergio Kusiak, diz que a iniciativa o motivou a oferecer os diversos produtos que a empresa possui, e não apenas o que o cliente está procurando. “O curso sugere atividades práticas, que não precisam de investimento financeiro. Isso facilita que a gente as ponha em prática”, enfatiza.
O consultor diz que as dificuldades encontradas pelas gráficas são as mesmas, mas elogiou a participação das equipes gráficas da região Noroeste/Missões principalmente porque “o pessoal se mostrou muito empreendedor”. O proprietário da Gráfica Schneider, Paulo Schneider, mostrou-se satisfeito por saber que estão no caminho correto. Ele conta que Gorgatti os instigou a buscar sempre a melhoria do atendimento. “Atender melhor o cliente e procurar fidelização são pontos muito importantes para aumentar nossas vendas”, afirma o empresário.